• Twitter Icône sociale
  • TripAdvisor - White Circle
  • Instagram - Cercle blanc
  • Facebook Social Icône

2, rue de la République
31830 Plaisance du Touch, France |  06 77 09 65 47

© 2019 par Rendez-vous Occitans Wix.com

O vinhedo da OCCITANIA


O maior vinhedo

do mundo

O maior vinhedo do mundo

 

Unificado em 2014, o Occitânia é uma região da França que se origina da fusão das regiões Mídi-Pyrénées e Languedoc-Roussillon. A Occitânia também é a maior região vinícola do mundo, em termos de superfície de produção. O vinhedo de Occitania estende-se  dos Pireneus até o delta do Rhône e os contrafortes do Maciço Central no Mar Mediterrâneo em aproximadamente 265.000 hectares de vinhedos. Eles se distinguem por várias denominações sem precedentes em nível mundial: Não menos que 50 designações de origem protegidas (AOP), e mais de 30 de Indicações Geográficas Protegidas (IGP), que formam esta região do Sul da França. Beneficiada por influências oceânicas no Oeste, ou de um clima mediterrâneo no Oriente, os vinhedos de Occitânia oferecem a maior variedade de vinhos do mundo, dentro de um mesmo território atualmente.

As uvas plantadas (variedades), e as influências climáticas, explicam as diferenças organolépticas entre os vinhos destas duas "sub-regiões."

A primeira região vinícola BIO do mundo

A Occitânia foi a primeira região francesa com crescimento de videira biológica. O setor de vinhos orgânicos na Occitânia é um dos mais robustos e mais estruturados da França.

Com 1600 produtores em 25.000 ha, a Occitânia já é a primeira região do mundo de vinhos certificados sem sulfito. O setor vinícola orgânico da Occitânia, é um setor dinâmico. A produção está em aumento constante e o mercado continua em franco desenvolvimento.

Com um objetivo ambicioso, mas realista, a Occitânia resolveu que 50% da superfície de vinhedos (videiras) serão certificados como orgânicos antes de 2028.

O sinal da liderança mundial da Occitânia, está em Montpellier onde se realiza todos os anos, o "Salon Millésime Bio". O evento é único no mundo e deu boas-vindas a 5000 visitantes, para 800 expositores de 15 países em 2018.