• Twitter Icône sociale
  • TripAdvisor - White Circle
  • Instagram - Cercle blanc
  • Facebook Social Icône

2, rue de la République
31830 Plaisance du Touch, France |  06 77 09 65 47

© 2019 par Rendez-vous Occitans Wix.com

Gilvan PASSOS


E os

Rendez-vous Occitans

Gilvan PASSOS
O embaixador dos vinhos
de Occitania no Brasil

Apaixonado por vinhos, atuando nesse segmento há cerca de 20 anos, Gilvan Passos é um enófilo, crítico e consultor de vinhos renomado e respeitado no Brasil, escreve para diversas veículos de mídia impressa e virtual do vinho e da gastronomia no Nordeste do Brasil.

Embora tenha um amplo conhecimento de vinhos do mundo, ele sempre está à procura de novas "appellations." Todos os anos, ele cruza o oceano, visita países como a França, Itália, Espanha, Suíça e Portugal, para o seu prazer, indicado por importadores brasileiros poderosos. Faz consultoria para renomados importadoras no Nordeste do Brasil (italianos e portugueses), atuando também como responsável por organizar eventos diversos, envolvendo comerciantes, restaurantes e consumidores finais (Showrooms, feiras, jornais, TV).


Gilvan Passos mora em Natal (Rio Grande do Norte), no Nordeste, onde é consultor de vinhos para restaurantes (orientação para cartas de vinhos), importadores e confrarias de vinhos.

O primeiros passos do 
Rendez-vous Occitans no Brasil

 

Nós o conhecemos em Aix-en-Provence em outubro de 2017, onde o explicamos nosso projeto com os vinhos da "Occitânia". Sobre Bordeaux, Bourgognes, Champagne, Cahors, Vale du Rhône e Languedoc, não havia segredo para ele, mas, sobre a nova região da Occitânia, havia muito a descobrir.   


Em junho de 2018, reunimo-nos em São Paulo, onde ele organizou uma degustação cega dos vinhos da Occitânia dos produtores: Brulhois, Quercy, Roussillon, Costières de Nîmes, Côtes du Rhône, Corbières, para aproximadamente dez especialistas. Ninguém conhecia os vinhos da Occitânia, e todos ficaram surpresos  com a qualidade de todos os vinhos apresentados e especialmente pela excelente relação qualidade/preço.

Foi o início de Gilvan Passos no projeto Rendez-Vous Occitans.

Gilvan ao encontro

da Occitania

Em setembro de 2018, ele organizou sua rodada europeia com visitas aos produtores de vinho da Occitânia (Sudoeste, Languedoc-Roussillon e Costas do Rhône), durante o período da colheita de uva, onde foi recebido por Sud de France em Montpellie. Ele ficou impressionado pela diversidade de vinhos propostos, e especialmente convencido de que existe mercado no Brasil para vinhos da Occitânia.

Desde muitos anos, ele defende a ideia de que é possível achar na França, vinhos excepcionais a preços acessíveis. Para o brasileiro, o vinho francês deve ser caro para ser bom. Segundo ele, os vinhos da Occitânia são a melhor resposta para esta inverdade.


Ele se encantou por nossa região, pelos nossos vinhos e, claro, também pelas paisagens, seus habitantes e muitas outras coisas.

AGRADECIMENTOS PELO ACOLHIMENTO QUE NOS RESERVARAM

No Toulouse

A equipia os Rendez-vous

Um grupo de talentos apaixonados

"Difícil, desconcertante, imprevisível, complicado, protecionista."

Essa é a descrição do mercado de vinhos com grande potencial no Brasil, mas "não é impossível para a “Occitânia". A demanda é grande, e o mercado brasileiro evoluiu. O consumo de vinhos ficou mais democrático, e se alonga em todo o país, o vinho interessa a muitos consumidores, inclusive aos mais jovens. A qualidade está favorecida, o vinho é sinônimo de prazer, de realização e de qualidade de vida.  

 

Dentro de nossa família "Occitânia-brasileira" todas as habilidades necessárias estão presentes, de forma que o projeto evoluiu favoravelmente, nos faltava um perito essencial do mercado de vinho no Brasil, para nos acompanhar no passo a passo da importação, da distribuição e da promoção de vinhos de Occitânia. Em outubro do 2017, nós conhecemos esse expert na França, em Aix en Provence, Gilvan Passos, um conhecedor do mundo do vinho no Brasil.

Essa foi a partida da aventura de nosso "Rendez-vous Occitans".