• Twitter Icône sociale
  • TripAdvisor - White Circle
  • Instagram - Cercle blanc
  • Facebook Social Icône

2, rue de la République
31830 Plaisance du Touch, France |  06 77 09 65 47

© 2019 par Rendez-vous Occitans Wix.com

Le vignoble du LANGUEDOC

O vinhedo do Languedoc

O vinhedo de Languedoc vai ao longo do Mar Mediterrâneo, de Nîmes na lagoa de Leucate. Dentro dele começa os contrafortes das Cévennes, e na Montanha preta com fins nos pés do Pirenéus Orientais. Ao todo são dezenove denominações protegidas de origem nos departamentos do Hérault e Aude. Uma vasta combinação de sistema de rios que abaixam de maciço circunvizinho, e moldam ladeiras, colinas e vales. Uma vegetação do tipo mediterrâneo (pinheiros de Aleppo, azinheira e garrigues), dividem espaço livre com as videiras.

Os "terroirs" se misturam do Oeste no Oriente, debaixo de um clima mediterrâneo moderado no Norte pelas ladeiras das Cévennes e a Montanha preta, que os dominam em anfiteatro. Os vinhedos do Languedoc, formam um imenso mosaico de denominações, onde o "terroir" de videiras típicas do Sudeste, geram vinhos de grande caráter.

Terroirs e videiras

O Languedoc oferece uma grande variedade de solos: terraços de seixos rolados, grés e marga, pedras calcárias e xistos, solos argilosos, "poudingues", areias, basaltos, etc.

O Languedoc é caracterizado por seus vinhos que são, na sua maior parte, de assemblage, ao contrário dos vinhos de uma única casta específica para outras grandes regiões francesas vinícolas.

As Videiras plantada no Languedoc são: Carignan, Grenache, Cinsault, Aramon, Alicante Bouschet, Maccabeu, Malvasia, Bourboulenc, Piquepoul Branco, "Clairette".

Outras castas plantadas no Languedoc são: Syrah, Mourvèdre, Chardonnay, Sauvignon, Marsanne, Muscat, Petits Grains, Cabernet Sauvignon, Malbec, Viognier, Roussanne, Merlot, Pinot Noir, Chenin, Vermentino (Rolle).