• Twitter Icône sociale
  • TripAdvisor - White Circle
  • Instagram - Cercle blanc
  • Facebook Social Icône

2, rue de la République
31830 Plaisance du Touch, France |  06 77 09 65 47

© 2019 par Rendez-vous Occitans Wix.com

O vinhedo do ROUSSILLON

O vinhedo do Roussillon

 

Na Costa vermelha, onde os Pireneus mergulham no mediterrâneo, os gregos e fenícios fundaram o porto de Collioure.

Nós devemos à presença deles, a colocação dos primeiros vinhedos nas ladeiras que dominam a Cidade. O vinhedo neste lugar desfruta de um período magnífico de sol, e puxa a seiva dele em solos de xistos marrons que são favoráveis a vinha.

Ela forja uma paisagem organizada em terraços, que pende os ambientes de três outras cidades do AOP: Banyuls, Port-Vendres e Cerbère. Às vezes em declives abruptos, nós achamos videiras mediterrâneas típicas da nomeação. Em AOP Collioure eles produzem vinhos tinto, rosado e branco.

No mesmo terroir amadurecem em adegas de vinho, o Banyuls "Grand Cru", só vinhos doces, por se beneficiar da mais alta distinção.

Terroirs e videiras

O trabalho do homem e a influência do terroir (terra), está determinando a elaboração dos vinhos de Roussillo, mas as videiras mediterrâneas nobres revelam vinhos de personalidade e originalidade.

São vinhos de assemblage, de videiras principais, complementares e secundárias. As videiras principais para os vinhos doces Naturais são: 

Muscat à petits grains, Muscat d’Alexandrie, Grenache noir, Grenache Blanc, Grenache Gris, Macabeu, Tourbat (ou Malvoisie du Roussillon).

As principais videiras para vinhos tradicionais são: Sirah, Mourvèdre, Lledoner Pelut, Carignan.

Os vinhedos de Roussillon estão assentados em subsolos muito diversos: Pedras calcárias, argilo-calcárias, xistos, gneisse, granítico, terraços de aluviões.